Amazon atualiza Alexa para falar como humanos com apoio de inteligência artificial
A Alexa entrou no mundo da inteligência artificial (IA) generativa e agora “fala como um humano”. A novidade foi compartilhada nesta quarta-feira (20) durante o evento global de dispositivos da Amazon.
Dave Limp, vice-presidente sênior de dispositivos e serviços da Amazon, explica que a “IA generativa está focada em criadores, não em consumidores”, por isso a atualização chega com grandes expectativas.
A proposta é simples: você inicia uma conversa com a Alexa e ela responde mais rapidamente, e de forma mais natural. O modelo de linguagem da Amazon é baseado em Speech-to-Speech (fala-para-fala, em tradução livre). Com ele, a Alexa também deve aprender diretamente com as conversas e interações de usuários individuais.
Esse novo grande modelo de linguagem (LLM), que traz uma função chamada “Alexa, let’s chat”, unifica as interações de texto para fala, que depois faz a “tradução” para o áudio com as respostas, explica Rohit Prasad, vice-presidente e head de ciência na Amazon Artificial General Intelligence.
Com a atualização, a Alexa também deve soar mais como humanos a partir de suas interações. Por exemplo, a assistente poderá dar gargalhadas, se mostrar surpresa e até incluir pausas com “hum…” durante uma conversa.