Cinco pessoas foram presas na operação Hospedagem
Cinco pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (SP) durante a “Operação Hospedagem”, deflagrada pela Polícia Civil Lavínia (SP), com apoio de equipes da Delegacia de Mirandópolis, do GOE/Seccold/Deic (Grupo de Operações Especiais e do Setor de Combate ao Crime Organizado da Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Araçatuba e da Polícia Militar.
Entre os presos está uma mulher de 56 anos, proprietária de um hotel em Lavínia, que estaria usando a hospedagem para aliciar vendedores de entorpecentes no município, que tem quatro unidades prisionais da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).
O outro preso é de Araçatuba, morador no bairro Jardim Sumaré, com quem foram encontrados mais de 2,2 quilos de maconha e 673 gramas de cocaína, além de R$ 17,5 mil em dinheiro. Segundo a polícia, ele seria o fornecedor do entorpecente comercializado pela suposta organização criminosa.
Investigação
De acordo com o delegado Thiago Rodrigues Barroca, que coordenou a operação desta quinta-feira, a investigação teve início há cerca de quatro meses, quando a dona do hotel passou a ser monitorada e houve indícios de um suposto aliciamento de terceiros para fins de traficância por parte de um dos alvos da operação.
Ainda de acordo com a investigação, que contou diligências autorizadas pela Justiça, há indícios de que os alvos podem estar envolvidos com comercialização de rogas sintéticas em presídios da região.
Operação
A partir dos indícios levantados, o delegado representou à Justiça pela expedição de mandados de busca e apreensão em endereços da dona do hotel, do suposto fornecedor de drogas, em Araçatuba, e demais integrantes do grupo.
O investigado de Araçatuba é um homem de 46 anos, morador na rua Afonso Toledo, que foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
As buscas foram realizadas por equipes do GOE/Seccold/Deic de Araçatuba e de policiais de Mirandópolis. Segundo o que foi apurado pela reportagem, os policiais chegaram ao imóvel por volta das 6h e como ninguém atendeu aos chamados, foi preciso arrombar o portão e a porta da sala que estavam trancados.
Na residência estava o investigado, a esposa e o sogro dele. Ao ser questionado se havia drogas na casa, o alvo da investigação inicialmente negou. Porém, diante da insistência das equipes, revelou que havia drogas dentro de uma caixa térmica em um quarto ao lado da piscina.
No local indicado havia maconha, crack, cocaína em pedaços e diversos pinos vazios e com cocaína. Também havia um pó branco que seria usado para mistura na droga.
Dando sequência às buscas os investigadores encontraram R$ 17.500,00 em dinheiro em um cofre dentro do quarto do casal e uma espingarda de pressão na cômoda. Também foi apreendido um revólver de pressão que estava entre as roupas no guarda-roupas, rádios comunicadores, algema, máquinas de choque, anotações referentes a contabilidade, três celulares e duas balanças de precisão.
Na casa do investigado também foi encontrada uma moto Honda CB500, que foi apreendida a pedido do delegado responsável pela investigação. Segundo o que foi apurado, o veículo foi recolhido para fins de confisco. Durante as investigações a polícia apurou que o investigado viajava para Lavínia de carro para cobrar os devedores.
O acusado foi apresentado no plantão policial junto com o material apreendido e após a conclusão do registro permaneceu à disposição da Justiça para ser apresentado em audiência de custódia.
Segundo o que já foi informado, das quatro mulheres presas em flagrante em Lavínia, duas tiveram decretada a prisão preventiva e foram encaminhadas para a unidade prisional de Tupi Paulista. Ainda não há informações sobre o resultado da custódia do investigado de Araçatuba.
A Polícia Militar emitiu nota à imprensa informando que uma equipe de Ações Especiais, com uso do cão de faro Ares, ofereceu apoio às equipes da Polícia Civil para o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em diversos imóveis e na área rural do município.
Durante a operação foi apreendido crack, cocaína, dinheiro, entorpecente k4, ecstasy, maconha, três armas de fogo, celulares, balanças e demais objetos relacionados ao tráfico de drogas.