Israel diz ter matado chefe da inteligência do Hamas em Khan Younes, onde está grupo de brasileiros; ACOMPANHE
Milhares aguardam abertura da fronteira em Rafah, na fronteira com o Egito, para deixar o território palestino. Segundo o Irã, o Hamas devolveria os reféns se Israel determinasse o fim dos bombardeios; grupo nega.
Resumo
Conflito entra no 10º dia nesta segunda (16), com 4.208 mortos — 2.808 palestinos e 1.400 israelenses, a grande maioria civis;
Grupo de brasileiros ainda não conseguiu deixar o território palestino;
Texto do Brasil para Conselho de Segurança da ONU condena ataques do Hamas e pede fim do bloqueio de Israel
Receba no seu WhatsApp as últimas notícias sobre a guerra.
Celeste, filha e neta de brasileiros, está sob poder do Hamas: ‘Situação insuportável’, diz mãe
O porta-voz do Hamas disse que há cerca de 200 a 250 israelenses mantidos reféns em Gaza, número maior que o anteriormente estimado pelo governo de Israel.
Em Tel Aviv, secretário de Estado dos EUA e premiê de Israel são levados a bunker por risco de ataque
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foram levados a um bunker nesta segunda-feira (16) por risco de ataque.
Os dois estavam em reunião em Tel Aviv quando sirenes de alerta de ataques soaram.
Segundo o porta-voz do governo dos EUA, Blinken e Netanyahu ficaram apenas por cinco minutos em um abrigo e, depois desse tempo, autoridades constataram se tratar de um alarme falso, e as sirenes foram desativadas. Ambos passam bem, segundo o porta-voz.
As sirenes de Tel Aviv vêm sendo acionadas diariamente desde o início da guerra entre Israel e Hamas, há dez dias, mas, até agora, a cidade tem sido poupada de ataques.
A Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA) desmentiu a própria publicação nas redes sociais, feita horas antes, e negou a ocorrência de saque em Gaza.
“A UNRWA gostaria de confirmar que não ocorreu nenhum saque em nenhum dos seus armazéns na Faixa de Gaza”, disse.
A publicação inicial dizia que um complexo da ONU em Gaza foi atacado e os criminosos teriam levado combustíveis e medicamentos. O pronunciamento foi apagado minutos depois.
No intervalo entre a retratação e a publicação inicial, as Forças Armadas Israelenses reproduziram a história nas suas redes sociais, culpabilizando o Hamas pelo “furto” sem apresentar provas.
Rádio afiliada ao Hamas diz que Israel bombardeou Rafah
A rádio Aqsa, vinculada ao grupo terrorista Hamas, disse que Israel atacou a cidade de Rafah, na fronteira com o Egito.
O ataque não foi confirmado pelas autoridades.
Israel afirma ter matado chefe da inteligência do Hamas em Khan Younes, onde está grupo de brasileiros
As Forças Armadas de Israel afirmaram nesta segunda-feira (16) ter matado o chefe da inteligência do Hamas em um bombardeio em Khan Younes, uma das duas cidades no sul de Gaza onde estão brasileiros que tentam deixar a Faixa de Gaza.
O Exército israelense não deu mais detalhes e nem divulgou o nome do comandante que afirma ter matado. Autoridades de Gaza não se manifestaram. Este é o sétimo membro do alto escalão do Hamas que Israel alega ter matado desde o início da guerra com o grupo terrorista, há dez dias.
Tel Aviv também não informou se civis foram atingidos no bombardeio em Khan Younes, para onde, além dos estrangeiros, milhares de palestinos também fugiram após o apelo de Israel para que moradores do norte da Faixa de Gaza deixassem suas casa.
O Hezbollah afirmou que os seus combatentes atacaram cinco postos israelenses ao longo da fronteira no sul do país nesta segunda-feira (16).
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por sua vez, advertiu o Hezbollah e seus apoiadores iranianos que pagarão um preço elevado caso se envolvam na guerra. “Não nos testem”.
Itamaraty diz que carros aguardam por brasileiros no Egito ao lado da fronteira
O Itamaraty afirmou nesta segunda-feira (15) que carros contratados pelo governo brasileiro estão de prontidão no Egito esperando pelo grupo de brasileiros que tentam deixar a Faixa de Gaza.
Os veículos, segundo o Itamaraty, estão estacionados ao lado do posto de controle fronteiriço entre o Egito e a Faixa de Gaza aguardando a abertura da fronteira.
Até a manhã desta segunda, essa fronteira – a única via de saída para estrangeiros e palestinos – seguia fechada. Israel e Egito ainda costuram um acordo, mediados pelos Estados Unidos, para permitir a abertura dessa passagem.
Sirenes soam em Tel Aviv e Jerusalém, diz Ministério da Defesa de Israel
Sirenes de ataque aéreo interrompem sessão do Parlamento de Israel
O Ministério da Defesa de Israel anunciou pelas redes sociais que sirenes foram soadas nas duas principais cidades do país.
Um repórter do jornal norte-americano “The New York Times”, que está em Jerusalém, relatou ser possível ouvir o Domo de Ferro em ação contendo possíveis ataques aéreos.
O braço armado do grupo terrorista Hamas confirmou ter disparado mísseis contra Jerusalém.
Pessoas roubaram combustível e equipamentos médicos da ONU em Gaza, diz ONU
A Agência da Organização das Nações Unidas para refugiados palestinos usou as redes sociais nesta segunda-feira (16) para informar que pessoas roubaram na noite de ontem combustível e equipamentos médicos do complexo da ONU em Gaza.