Testamos o iPhone 15 Pro Max e comparamos com a câmera do Galaxy S23 Ultra
As vendas do novo iPhone 15 já começaram em boa parte do mundo e tem muita gente correndo para comprar o seu. No Brasil, o início da pré-venda acontecerá na próxima quarta-feira (27) com preços a partir de R$ 7,3 mil.
Eu já estou com um iPhone 15 Pro Max em mãos, que é a versão mais potente deste ano e traz novidades como um corpo de titânio, câmera com zoom óptico de 5x e pode gravar vídeos para serem vistos no Apple Vision Pro, por exemplo.
De passagem pela cidade de Nova York, EUA, após a cobertura de um evento da Microsoft — que contou com muitas novidades de Windows e da linha Surface —, aproveitei para dar uma volta e fazer umas fotografias. E também para fazer um rápido comparativo de fotos com o Galaxy S23 Ultra, que possui zoom óptico de até 10x (e o famoso digital de até 100x).
Unboxing speedrun
Assim como nos últimos anos, o unboxing do iPhone tem ficado cada vez mais rápido. Depois de retirar os dois lacres e abrir a caixa, você encontra:
O próprio celular;
Um cabo USB-C (nas duas pontas) trançado, assim como nos MacBooks;
Um adesivo;
Guia rápido de instruções e de eSIM (no caso do modelo vendido nos EUA).
O modelo que escolhi foi o iPhone 15 Pro Max na cor titânio azul — que até puxa para o tom preto, dependendo da iluminação. A Apple também vende o celular nas cores titânio natural, branco e preto, todos eles com um aspecto fosco.
iPhone 15 Pro Max: design igual, mas diferente
O visual do novo iPhone não é muito diferente do iPhone 14 Pro Max. A área das câmeras está ligeiramente maior, principalmente no sensor telefoto. A tela também possui bordas menores, mas isso é algo bem difícil de perceber.
Mas existem, sim, mudanças mais perceptíveis. Ele está cerca de 18~19 gramas mais leve e você sente isso, principalmente, por se tratar de um celular grande. A sua estrutura agora é de titânio, diferente do aço inodixável da última geração. A Apple diz que, além de mais leve, o material é mais resistente.
Cor titânio azul do iPhone 15 Pro Max.
Os cantinhos dele, tanto na frontal quanto na traseira, são mais arredondados, em comparação com o formato reto do iPhone 14. Você percebe que isso traz um aspecto mais sutil quando passa o dedo no canto da tela, como quando quer voltar de uma área para outra dentro de algum aplicativo.
A mudança também ajuda na ergonomia. Alinhado ao titânio, os novos iPhone 15 Pro agora parecem escorregar menos das mãos. É uma pegada mais firme, mesmo. Mas as laterais, como a galera percebeu já no dia da apresentação, mostram sim muitas marcas de dedo.
Outra grande mudança nos modelos Pro deste ano foi a troca daquela clássica chavinha para ligar ou desligar o modo silencioso pelo Botão de Ação, que é físico. A Apple te dá nove opções, até então:
Modo Silencioso;
Modo de Foco;
Câmera;
Lanterna;
Gravação de áudio;
Lupa;
Atalho (do app Atalhos);
Acessibilidade;
Ou desativar o botão.
A parte meio chata é que você não pode personalizá-lo do jeito que quiser com diferentes comandos, como apertando uma vez, duas vezes, três vezes e afins. Mas você tem acesso ao app Atalhos, o que pode liberar muitas opções.