Irã Ordena Ataques a Israel Após Morte de Líder do Hamas

 Irã Ordena Ataques a Israel Após Morte de Líder do Hamas

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, ordenou ataques a Israel em resposta à morte de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, em Teerã. Três autoridades iranianas confirmaram a informação ao The New York Times.

Fontes da Guarda Revolucionária do Irã, que pediram anonimato, revelaram que a ordem foi dada durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional nesta quarta-feira (31), após a confirmação da morte de Haniyeh.

Haniyeh estava em Teerã para a posse do novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, quando foi morto. O Hamas e o governo iraniano culparam Israel pelo ataque, enquanto Israel não confirmou nem negou envolvimento. O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, mencionou que Israel havia “desferido golpes devastadores” contra seus inimigos, mas não mencionou Haniyeh diretamente.

Netanyahu afirmou: “Qualquer um que mate nossas crianças, qualquer um que assassine nossos cidadãos, qualquer um que faça mal ao nosso país, sua cabeça tem um preço.”

O Irã, que apoia o Hamas e o Hezbollah, está planejando novos ataques com mísseis e drones contra alvos militares israelenses, possivelmente em coordenação com grupos aliados no Iêmen, Síria e Iraque. O aiatolá Khamenei instruiu as forças militares a se prepararem para uma possível escalada do conflito no Oriente Médio.

Os Estados Unidos, principal aliado de Israel, reconhecem que esses ataques aumentam a tensão, mas descartam uma escalada imediata. O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, comentou: “Certamente não ajudam a baixar a temperatura,” mas acrescentou que não há sinais de uma escalada iminente.

Related post