Marcelo Fernandes assume Santos pela quinta vez com Rueda, mas clube deve buscar novo técnico
Auxiliar comanda interinamente o Peixe contra o Bahia na segunda-feira. Mas a tendência é de que a diretoria contrate um outro treinador para o restante do Brasileirão
Auxiliar-técnico da comissão fixa do Santos, Marcelo Fernandes será o treinador da equipe no duelo contra o Bahia, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times se enfrentam na segunda-feira, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro.
Esta será a quinta vez que Fernandes assumirá o comando do Peixe durante a gestão Andres Rueda. Demitido em julho do ano passado, o profissional retornou ao clube em agosto deste ano, após a saída do técnico Paulo Turra.
A expectativa é que auxiliar não seja efetivado na função. A diretoria do Santos quer aproveitar o período entre os jogos contra Bahia e Vasco (marcado para o dia 1º de outubro) para analisar o mercado e buscar um novo treinador.
Os números de Marcelo Fernandes na gestão Rueda:
14 jogos
6 vitórias
4 empates
52,3% de aproveitamento
A primeira vez que Marcelo Fernandes comandou o Santos na atual gestão foi no início da temporada de 2021. O Peixe havia anunciado Ariel Holan como treinador, porém, o argentino não comandou o time nas duas primeiras rodadas do Paulistão daquele ano, nos empates contra Santo André e Ferroviária.
Holan durou apenas 12 partidas no clube, antes de pedir para deixar o cargo. Até a chegada de Fernando Diniz, Marcelo Fernandes dirigiu o Santos na derrota para o Boca Juniors, da Argentina, e na vitória contra o The Strongest, da Bolívia, ambas pela Conmebol Libertadores.
O auxiliar também comandou o Peixe na reta final do Paulistão, com um empate contra o Red Bull Bragantino, uma derrota para o Palmeiras e uma vitória sobre o São Bento, que livrou a equipe da queda no torneio estadual.
Marcelo Fernandes voltou a assumir o Peixe em 2022, após a demissão de Fábio Carille. Ele esteve à frente em três partidas: derrota para o São Paulo, empate com o Novorizontino, ambas pelo Paulistão, e vitória contra o Salgueiro-PE, pela Copa do Brasil.
A última passagem do interino no comando do Santos foi em julho de 2022. Fabián Bustos, que substituiu Carille, foi demitido após eliminação na Sul-Americana, o que fez Marcelo Fernandes dirigir o time em quatro jogos: vitórias contra o Corinthians na Copa do Brasil, contra Atlético-GO e Botafogo no Brasileirão, e derrota para o Avaí.