Idoso Tem Vesícula Removida por Engano Durante Cirurgia na Santa Casa de Birigui
Você ficou sabendo? Um homem de 72 anos teve a vesícula retirada por engano durante uma cirurgia na Santa Casa de Birigui (SP). Ele foi internado para uma operação de hemorroida, mas acabou passando por uma colecistectomia.
O incidente ocorreu na quarta-feira, 11 de junho, e agora os familiares buscam explicações do hospital.
O vereador André Fermino (PP), foi quem informou a reportagem e que contatou os familiares. Eles relataram que a autorização para a internação para a cirurgia de hemorroida foi feita na manhã de terça-feira, 10 de junho.
Nos documentos de internação, estava claro que ele passaria por uma hemorroidectomia, uma cirurgia para tratar hemorroidas, que são vasos sanguíneos dilatados na região anorretal.
Atraso na Cirurgia
O paciente foi internado na quarta-feira à tarde e levado ao Centro Cirúrgico às 16h45. “Ele entrou para a cirurgia e não voltava. Só retornou ao quarto quase às 23h, reclamando de muita dor. Foi então que descobrimos que a cirurgia realizada estava errada”, relatou um parente.
A família verificou a ficha de internação, onde estava anotado que, em vez da hemorroidectomia, ele passou por uma colecistectomia, que é a remoção da vesícula por meio de uma incisão abdominal.
“O encaminhamento do médico estava correto, mas não sei por que houve o erro”, questiona o familiar. Ele também afirmou que, após o erro ser descoberto, a médica responsável pela cirurgia não apareceu para avaliar o paciente.